Luís Pavão - antoniocorreia

Luis Pavão, Lisboa em 1954.

Tem-se dedicado à fotografia e à conservação de arquivos de fotografia.

Em 1982 foi fundador da LUPA, Luis Pavão Limitada, empresa especializada em fotografia, nos ramos de fotografia de arquitetura e fotografia etnológica e posteriormente nas áreas de conservação e digitalização de coleções de fotografia.

Como responsável técnico cientifico da empresa, participou em vários projetos de conservação, descrição e digitalização de coleções de fotografia para inúmeras instituições portuguesas, publicas e privadas, que detém coleções.

Exercício de atividade como conservador restaurador para diversos colecionadores privados. Desde 1991 é conservador das coleções de fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa (Arquivo Fotográfico).

Lecionou na escola ar.co desde 1990 a 2001 (curso de fotografia) e no Instituto Politécnico de Tomar, desde 2002 a 2015, (licenciatura em fotografia), lecionando disciplinas de tecnologias, processos fotográficos históricos e conservação de fotografia.

Dedica parte do seu tempo ao estudo e investigação dos processos históricos de fotografia, tendo realizado diversas exposições e oficinas nestes processos.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica (IST, Lisboa, 1981) e obteve o grau de Master of Fine Art on Photography, Museum Studies (Rochester Institute of Technology, 1989).

Principais Publicações: Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, (1997), Tabernas de Lisboa, Assírio e Alvim, Lisboa, (1981), Fotografias de Lisboa à Noite, Assírio e Alvim, Lisboa, (1983), Lisboa, em vésperas do Terceiro Milénio, Assírio & Alvim, Lisboa, 2002, Fado Português, EAR BOOKS, Edel Classics, GmbH, 2005.
Facebook

Powered by SmugMug Log In